Por que fazer terapia?
- Júlia Oliveira
- 11 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2024
Quando é o momento certo de procurar uma psicóloga? Será que eu preciso mesmo fazer terapia? Essas são algumas perguntas comuns que podem aparecer antes de iniciar um processo terapêutico.
Passar por momentos desafiadores da vida, perceber que está se sentindo mais deprimido/a, mais ansioso/a, viver conflitos com pessoas que amamos... Esses são alguns motivos que podem levar pessoas a procurarem por terapia, mas não há uma regra certa, um "sim ou não" bem definido. Isso só pode ser entendido em cada caso, por cada pessoa.
O simples fato de chegar até a terapia, agendar uma consulta com uma psicóloga, já é um passo importantíssimo que muitas vezes é negligenciado. Para chegar nesse momento, já foi necessário muito trabalho de elaboração e reconhecimento do que se sente. Já há um grande caminho que foi percorrido.
No começo de um processo terapêutico, muitas vezes, pode ser a primeira vez em que se está falando sobre o que se sente, sobre aquilo que faz sofrer. Falar pode parecer difícil, angustiante, mas, tenho certeza, com o tempo trará muito alívio. Às vezes, quando guardamos os sentimentos, pensamentos, medos, só para nós, eles podem se tornar muito angustiantes.
Conversar com uma psicóloga, que terá uma escuta atenta e cuidadosa com o que você tem a dizer, ajuda a organizar esses pensamentos e sentimentos. O trabalho da terapia é não só para entender de onde o sofrimento vem, mas também o que é possível fazer com ele, para que ele se transforme e não seja mais tão predominante nas nossas vidas.
É um primeiro passo para deixarmos para trás coisas que não nos servem mais, que nos fazem sofrer, e começar a viver com mais leveza, aproveitando o que a vida nos oferece de melhor.
Vamos juntos?
Júlia Lopes de Oliveira
Psicóloga e Psicanalista
CRP 06/175367
